Maquiagem para Cinema – Correção

6 ago

Eu acho que nunca falei diretamente sobre maquiagem para cinema aqui no blog. Existe uma diferença relativamente grande entre maquiagem para filmes e maquiagem social.

Na maquiagem para cinema, normalmente, queremos simular uma naturalidade (com numerosas exceções, claro). E para isso acontecer, primeiramente, é necessário um trabalho de correção. Isso não quer dizer “afinar nariz” ou “delinear os traços do rosto” e sim dar curvas e textura ao rosto, balanceando-o.

Num set de filmagem o ator é exposto a muita luz e isso pode chapar o rosto. Para consertar isso é que foi criada a técnica de luz e sombra na maquiagem.

Podemos ver, por exemplo, que na época do cinema mudo a quantidade de luz necessária para iluminar uma cena era tão grande que era preciso marcar bem os olhos, a boca e as bochechas dos atores.

Annex - Keaton, Buster (Go West)_02

Buster Keaton

Nos anos 30 esse tipo de maquiagem atingiu níveis extremos com a total reconstrução do rosto das estrelas. Podemos ver na foto abaixo que a sobrancelha foi redesenhada, assim como a boca, os olhos e cova da maçã do rosto.

Marlene Dietrich

Marlene Dietrich

A técnica é utilizada largamente até hoje, só que de forma muito mais sutil.É muito simples: ilumine o que quer ressantar e escureça o que quer reduzir. As possibilidades são infinitar, você pode realmente reconstruir o formato do rosto, do nariz, dos olhos, da boca,…

Produtos

Os materiais que podem ser usados para a correção são bases, sombras opacas, blushes opacos e produtos especificos para esse fim como iluminadores e bronzeadores. Como se busca um efeito optico, o ideal é usar produtos opacos ou mattes, ou seja, sem brilhos. O brilho chamará atenção para o desenho e não é isso que queremos.

icon

1- Graftobian / 2 – Coastal Scents / 3 – MAC / 4 – Studio Direct / 5 – NYX

Como vocês podem ver nenhuma marca brasileira tem esse tipo de produto (que eu saiba, claro…). Em geral os iluminadores e bronzeadores têm muito brilho. Se alguem souber de algum, por favor, me avise!

Técnica Básica

No rosto você vai usar um tom um pouco mais escuro que o da sua pele nas áreas marrons da figura abaixo. É importante espalhar ou esfumar bem o produto para não ficar marcado. Na parte rosada você iluminará (além do blush, no caso nas bochechas). O ideal é usar um pincel de blush ou de contorno (que é angulado). Mas nada impede que você use os dedos ou uma esponja.

No caso dos olhos, você ilumina a área abaixo da sobrancelha, preenche a pálpebra móvel com uma sombra marrom não muito escura e delineia (e depois esfuma bem) sombra marrom um pouco mais escura no côncavo. Você pode, também, passar um delineador bem fino ou um lápis (marrom ou preto…). Isso tudo é o básico. Com o tempo eu vou postando mais dicas de correção.

4 Respostas to “Maquiagem para Cinema – Correção”

  1. blemieluttY junho 23, 2011 às 1:41 am #

    google

  2. julius dezembro 7, 2011 às 1:09 am #

    Bursa Properti – Properti Di Jual äîõîä.

  3. nighthat dezembro 14, 2011 às 5:52 pm #

    – Buy Targetted Visitors.

  4. ceÐæØreply00ZÐæØ h4life2411 janeiro 5, 2012 às 3:48 am #

    Obtain Medication On-line at Least expensive Cost! Zero Doctor prescribed Needed, Fast Right away Shipping, Complete Privacy, Very discreet Un-tampered with Packages.Online Drugstore gives you usage of medications, well being data and also health care bills coming from a drugstore as well as drug store brandTramadol 50 mgWeb-rx U.S. Licensed Pharmacies first Stop Pharmaceuticals Tramadol | Soma | Ultram | Fioricet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: