Como os pincéis devem ser?! – Pincéis de Base

17 set

Uma das coisas que já percebi que as pessoas tem mais dúvidas é sobre pincéis. E quem tá começando no mundo da maquiagem entra numas roubadas homéricas comprando coisas que não prestam. A gente vê por aí: “Pincel para Sombra” e é um palito com uns fiapos esbugalhados em cima. Por isso, vou tentar detalhar como cada pincel (os mais importantes, pelo menos) devem ser, o que você pode conseguir com eles e já deixo dicas dos que usei e gostei.

Mas antes é bom lembrar que preço não quer dizer nada. Tenho certeza que nem todos os pincéis da MAC são os melhores do mundo (embora, por ora, eu não possa comprovar isso)…

Pincel para Base

Ok, comecei por um pincel que não é fundamental. Muita gente gosta de usa esponja, queijinho ou até mesmo os dedos e não tem problema, também eficientes. Mas depois que eu vi esse video do Koren ficou bem mais claro que, para nós meras mortais que não possuímos (ainda!) airbrush em casa, a aplicação com pincel é a melhor alternativa.

foundation-brushExistem 3 tipos de pincel de base (que eu consigo lembrar). Os mais básicos (conhecidos como “universal”), em geral,  possuem cerdas sintéticas, são achatados e com a ponta arredondada. Esse tipo de pincel não pode ser muito molenga, mas também não pode ser muito duro; apenas maleável. É bom para aplicar bases líquidas, cremosas e bases em bastão. Deste tipo eu recomendo o pincel da Marco Boni e da Prada e não recomendo o da Contem 1g, pois ele é muito molenga.

Outro tipo de pincel de base é o famoso Duo Fiber. É um pincel com cerdas sintéticas (mais longas) e naturais (mais curtas). Ele exige uma aplicação diferente, conhecida como stipple (que significa pontilhar). Ele é ideal para aplicação de bases líquidas e mousse. Eu recomendo fortemente o SS187, da Sigma e o Silver Duo Fiber Stippling Brush, da Coastal Scents, com ressalvas pois ele perde muito pelo.

pbb29

E, por fim, o terceiro tipo de pincel de base é quadrado, achatado e bem duro. Eu sei que o Boticário tem um desses, mas nunca usei. Eu gosto bastante do 2J da Klass Vough.

pincel_base220x360

Vou linkar outro video do Koren aqui para vocês verem a diferença de acabamento entre o pincel universal e o duo fiber.

Aqui eu não falo sobre pincéis para base mineral, até porque não tenho muita propriedade pra falar sobre isso. O ideal, nesse caso, é usar kabukis.

*Para entender um pouco mais sobre formatos e tipos de cerdas recomendo que visitem este site. É super didático.

Deixe uma resposta

